Atleta pernambucano é exemplo de superação através do basquete sobre rodas
O atleta José Soares da Silva, 32 anos, é jogador do time de basquete em cadeiras de rodas da Associação Desportiva de Deficientes Físicos de Pernambuco (ADDF - PE), é morador do Centro de Convivência Albert Sabin em Paratibe, Paulista, vila adaptada para moradia de cadeirantes.
Segundo ele, antes de ser jogador era uma pessoa que não tinha estimulo, mas depois da primeira vitória percebeu o próprio potencial de vencedor.
Roberto (à esquerda) e Zé (à direita) |
A vida de Zé, como é conhecido na equipe, é bastante corrida, pois o jogador viaja muito e quase não tem tempo para a esposa e a filha recém nascida, mas mesmo assim fala com felicidade das competições que participa. “É gratificante voltar para casa com um troféu, pois sei que representei bem o meu Estado.”
No 14º Regional Nordeste que aconteceu no Ginásio de Esportes do Centro Administrativo Municipal (CAM) de João Pessoa. A equipe da ADDF/CREE/SESI de Pernambuco comemorou o título de campeã das duas divisões do “Nordestão”.
E Zé foi um dos cestinhas da competição na primeira divisão com 96 pontos, juntamente com mais dois jogadores da Funad/PB, Manoel Filho e Gilvandro Ferraz. A equipe da série “A” venceu a competição invicta somando dez pontos em cinco vitórias.
“Todas as nossas vitórias são o reflexo da união da equipe. A história da ADDF-PE é construída com a superação de muitas dificuldades, mas transformamos os problemas em aprendizados e mostramos isso dentro das quadras”.
Emmanuelle Carneiro